Tommi Antero Mäkinen (Puuppola, Finlândia, 26 de Junho de 1964) é um ex-piloto finlandês de rallies.
Mäkinen é um dos mais prestigiados condutores de rallie de todos os tempos, sendo primeiro em títulos (4), empatado com Juha Kankkunen e Sébastien Loeb, e quinto em vitórias (24).
Carreira
Foi vencedor do WRC por quatro vezes consecutivas em 1996, 1997, 1998 e 1999, e em todas as ocasiões conduzindo um Ralliart Mitsubishi Lancer Evolution. Venceu também em 2000 a Corrida dos Campeões. Dos navegadores de Tommi destacam-se os compatriotas Seppo Harjanne e Risto Mannisenmäki, bem como o antigo campeão do mundo em 1985, o 'Finlandês Voador' Timo Salonen.
A primeira vitória de Mäkinen foi em 1994, no Rally dos 1000 Lagos (agora designado de Neste Rally Finland), ao volante de um Ford Escort RS Cosworth. A Mitsubishi tinha oferecido um bom contrato a Mäkinen, com o novo Lancer Evolution para a época seguinte, no qual se tornaria numa relação duradoura. Com uma vitória no Rally Safari em 1996, provou o seu valor e no final da temporada na Austrália conseguiu o tão desejado título, distante do seu rival de sempre Colin McRae.
Em 2000, não conseguiu revalidar o título obtido na temporada anterior. Nesse ano a Mitsubishi produziu a "Tommi Mäkinen edition", uma versão de estrada do Lancer Evolution VI. Este carro tinha uma dianteira diferente do Evo VI, e alguns modelos dispunham de uma pintura vermelha e branca, tornando um verdadeiro carro de Tommi. Manteve-se na Mitsubishi até ao final da temporada de 2001, tendo quase posto termo à carreira do seu co-piloto Mannisenmäki, quando no Rally da Córsega bateram violentamente, e o seu navegador acabou por fracturar a coluna vertebral.
A mudança para a Subaru trouxe-lhe mais uma vitória, em 2002 em Monte Carlo e após uma anomalia detectada no vencedor, que neste caso era o talentoso e emergente Sébastien Loeb, permitiu ao finlandês ultrapassar o francês. Mas depois, a sua forma nunca mais seria a mesma, o que não lhe permitiu ganhar mais nenhum título.
Retirou-se dos rallies no final de 2003, com um 3º lugar no Rally da Grã Bretanha desse ano.
Vitórias no WRC
- 44º 1000 Lakes Rally, 1994, Seppo Harjanne, Ford Escort RS Cosworth
- 45º International Swedish Rally, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
- 44º Safari Rally Kenya, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
- 16º Rally Argentina, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
- 46º Neste 1000 Lakes Rally, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
- 9º API Rally Australia, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
- 30º TAP Rallye de Portugal, 1997, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 4
- 33º Rallye Catalunya-Costa Brava, 1997, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 4
- 17º Rally Argentina, 1997, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 4
- 47º Neste Rally Finland, 1997, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 4
- 47º International Swedish Rally, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 4
- 18º Rally Argentina, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
- 48º Neste Rally Finland, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
- 40º Rallye Sanremo, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
- 11º API Rally Australia, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
- 67º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 48º International Swedish Rally, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 29º Rally New Zealand, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 41º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 68º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 2000, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 69º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 2001, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 35º TAP Rallye de Portugal, 2001, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 49º Safari Rally Kenya, 2001, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
- 70º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 2002, Kaj Lindström, Subaru Impreza WRC
Sem comentários:
Enviar um comentário