sexta-feira, 18 de abril de 2008

A História do Rally - Parte Final

WORLD RALLYE CAR

Os WRC são evolução do Grupo A, que estão derivados de veículos de série com um produção superior a 25.000 unidades, os quais podem ser modificados em 20 elementos, em relação ao Grupo A, como motores, transmissão, travão, etc. Seu comprimento mínimo é de 4 metros.

O motor de 4 cilindros, 2 litros com 4 válvulas por cilindro (16 válvulas), oficialmente a potencia declarada pelos fabricantes de veículos é de 300 cv que marca o regulamento. Entretanto a potencial real destes veículos ronda os 350 cv.Um dos aspectos de destaque neste veículos é o sistema de transmissão, são veículos de tracção integral que contam com três diferenciais geridos de forma electrónica : dianteiro, central e traseiro. Possuem controle de tracção e tem um peso mínimo de 1239 kg.

Actualmente este tipo de veiculo alcançam um nível de custo muito elevado, devido, principalmente a factores como a electrónica, peça imprescindível, e a aplicação de matérias sofisticados, como o titânio, berílio, fibras, etc.) buscando reduzir cada vez mais o peso e aumentar a resistência.

Podemos considerar os WRC como os "reis" dos rally. São os carros mais evoluídos, sofisticados e espectaculares. Peugeot 206, Subaru Impreza, Ford Focus RS WRC, Mitsubishi Lancer WRC EvoVII, Hyundai Accent WRC, Skoda Octavia WRC, Citroën Xsara T4 WRC. Estes são os WRC que competem no mundial. Porém, ainda podemos ver a correr outros WRC menos actuais, como o SEAT Córdoba WRC, Toyota Corolla WRC e o Ford Escort WRC.

KIT CAR 2L
Os Kit Car 2 litros são também uma evolução do Grupo A. Estes modelos tem um motor de 2 litros, 16 válvulas atmosféricos, com uma potencia estimada em 280 cv, que originalmente contavam com admissão livre, porém atrás das limitações da FIA. São veículos de tracção dianteira com evoluídas caixas sequenciais.

Originalmente os kit car tinhas um peso mínimo de 960 kg, porém o nível de prestação em asfalto seco, superavam os WRC. A FIA determinou então a colocação de um lastro de 40 kg, situando o peso mínimo em 1000 kg. Outra das limitações, foi a utilização de diferenciais activos, como os WRC.

A FIA estabeleceu estas limitações aos Kit Car ao aceitar a superioridades destes veículos inferiores, mais eficientes em asfalto, sobre os WRC.
Uma das características mais próprias destes veículos, é sua espectacular prestação em asfalto.

O futuro destes espectaculares veículos em seu paulatino desaparecimento, anteriormente estes veículos disputavam o titulo mundial de duas rodas motrizes, porém a perda de prestigio deste campeonato, assim como a "febre" dos Super 1600, está a deixar estas impressionantes máquinas sejam relegadas aos campeonatos nacionais.

Em Espanha, a partir do ano de 2003, os Kit Car 2L não puderam tomar parte no campeonato nacional de rally de asfalto devido a limitação exclusiva dos Super 1600.

Dentro dos Kit Car 2L, encontramos veículos tão rápidos e espectaculares como o Citroën Xsara Kit Car, veiculo que inclusive chegou a ganhar provas mundiais diante dos WRC como foram os rallys da Córcega e Cataluña. Os Peugeot 306 Maxi Kit Car, Renault Maxi Mégane, Volkswagen Golf Kit Car, Opel e o Vauxhall Astra…

F3
Os denominados F3, são veículos "pequenos" como o Fiat Punto, Citröen Saxo, Peugeot 106, Ford Puma etc. que tinham as mesmas especificações dos Kit Car 2L. Os F3 contam ao igual que seus irmãos maiores, com motores atmosféricos com uma cilindrada máxima de 1600 cc, com 4 válvulas por cilindro. A potencia destes motores, destas pequenas grandes máquinas de rally, rondam em torno dos 200-210 cv.

A tolerância do regulamento destes veículos fez com que as marcas colocassem mãos a obra para ganhar a competência evolutiva até o limite de todos os elementos possível.

O peso e seu pequeno tamanho e a excessiva evolução tecnológica converteu estas máquinas a um nível muito parecido aos seus irmãos maiores dos Kit Car 2L. Alguns F3 chegaram a dispor de controle de tracção, caixas de cambio específicas, distribuição de titânio, etc. Toda esta evolução traduz-se a um elevado custo de fazer correr estes veículos.

Os F3 estão em extinção, com a forte ascensão da categoria Super 1600, uma categoria similar ao F3, porém conta com algumas diferenças em busca da qualidade máxima a um menor custo que os F3. O nível de prestação dos F3, são actualmente algo superior aos Super 1600, embora o desenvolvimento dos F3 vão desaparecendo, tendo os fabricantes uma atenção maior aos Super 1600.


SUPER 1600
Muito similar aos F3, os Super 1600 convertem-se na alternativa ideal para criar um campeonato do mundo, em que pode-se contar com muitas marcas sem terem que investir muito para o desenvolvimento do carro.

É uma alternativa as marcas que não possuem carros na WRC para introduzirem-se no campeonato do mundo de rally. Ainda existem casos, como a Ford, Peugeot e Citroën que além de possuírem carros na WRC, possuem carros também na Super 1600 ou apenas S1600.

Como os F3, os S1600 são carros homologados anteriormente no Grupo A e que além disso cumprem com as especificações em uma variante do VK-S1600 na ficha de homologação. Em relação os F3 e sempre respeitando as 1600 c.c, os S1600 tem sua relação de compressão limitada, os colectores de escapes e a admissão tem de estar homologados pela FIA e os sistemas de injecção de água e de distribuição variável, são proibidos.

A razão destas limitações, são para obter maior fiabilidade submetendo os componentes a menores esforços. Em relação a transmissão, estabelece-se um peso mínimo de 35kg por caixa de cambio, assim como que estas estão homologados. O diferencial e o sistema de controle e accionamento de caixa de cambio são totalmente mecânicos. Outra restrição frente a seus irmãos F3 é o limite de um amortecedor por roda assim como estabilizadores reguláveis desde o interior estão proibidos.

O que a FIA tem conseguido é um campeonato atractivo tanto para as marcas como para os pilotos, oferecendo uma relativa igualdade a um custo acessível para a maioria das marcas, assim como atrair outras marcas desvinculadas da competição e dinamizar sua imagem construindo carros de corridas.

Dentro do grupo dos Super 1600 encontramos carros que já existem em sua versão F3, este é o caso do Fiat Punto, Citroën Saxo, Ford Puma, contando estes modelos, tanto em sua variante F3 como e sua correspondente versão Super 1600. Além destes modelos, encontramos veículos como o Peugeot 206 Super1600, Opel Corsa, MG ZR Super1600, Volkswagen Polo o e Suzuki Ignis.



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