terça-feira, 15 de abril de 2008

Tommi Mäkinen


Tommi Antero Mäkinen (Puuppola, Finlândia, 26 de Junho de 1964) é um ex-piloto finlandês de rallies.

Mäkinen é um dos mais prestigiados condutores de rallie de todos os tempos, sendo primeiro em títulos (4), empatado com Juha Kankkunen e Sébastien Loeb, e quinto em vitórias (24).

Carreira

Foi vencedor do WRC por quatro vezes consecutivas em 1996, 1997, 1998 e 1999, e em todas as ocasiões conduzindo um Ralliart Mitsubishi Lancer Evolution. Venceu também em 2000 a Corrida dos Campeões. Dos navegadores de Tommi destacam-se os compatriotas Seppo Harjanne e Risto Mannisenmäki, bem como o antigo campeão do mundo em 1985, o 'Finlandês Voador' Timo Salonen.

A primeira vitória de Mäkinen foi em 1994, no Rally dos 1000 Lagos (agora designado de Neste Rally Finland), ao volante de um Ford Escort RS Cosworth. A Mitsubishi tinha oferecido um bom contrato a Mäkinen, com o novo Lancer Evolution para a época seguinte, no qual se tornaria numa relação duradoura. Com uma vitória no Rally Safari em 1996, provou o seu valor e no final da temporada na Austrália conseguiu o tão desejado título, distante do seu rival de sempre Colin McRae.

Em 2000, não conseguiu revalidar o título obtido na temporada anterior. Nesse ano a Mitsubishi produziu a "Tommi Mäkinen edition", uma versão de estrada do Lancer Evolution VI. Este carro tinha uma dianteira diferente do Evo VI, e alguns modelos dispunham de uma pintura vermelha e branca, tornando um verdadeiro carro de Tommi. Manteve-se na Mitsubishi até ao final da temporada de 2001, tendo quase posto termo à carreira do seu co-piloto Mannisenmäki, quando no Rally da Córsega bateram violentamente, e o seu navegador acabou por fracturar a coluna vertebral.

A mudança para a Subaru trouxe-lhe mais uma vitória, em 2002 em Monte Carlo e após uma anomalia detectada no vencedor, que neste caso era o talentoso e emergente Sébastien Loeb, permitiu ao finlandês ultrapassar o francês. Mas depois, a sua forma nunca mais seria a mesma, o que não lhe permitiu ganhar mais nenhum título.

Retirou-se dos rallies no final de 2003, com um 3º lugar no Rally da Grã Bretanha desse ano.

Vitórias no WRC

  1. 44º 1000 Lakes Rally, 1994, Seppo Harjanne, Ford Escort RS Cosworth
  2. 45º International Swedish Rally, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
  3. 44º Safari Rally Kenya, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
  4. 16º Rally Argentina, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
  5. 46º Neste 1000 Lakes Rally, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
  6. 9º API Rally Australia, 1996, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 3
  7. 30º TAP Rallye de Portugal, 1997, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 4
  8. 33º Rallye Catalunya-Costa Brava, 1997, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 4
  9. 17º Rally Argentina, 1997, Seppo Harjanne, Mitsubishi Lancer Evo 4
  10. 47º Neste Rally Finland, 1997, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 4
  11. 47º International Swedish Rally, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 4
  12. 18º Rally Argentina, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
  13. 48º Neste Rally Finland, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
  14. 40º Rallye Sanremo, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
  15. 11º API Rally Australia, 1998, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 5
  16. 67º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  17. 48º International Swedish Rally, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  18. 29º Rally New Zealand, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  19. 41º Rallye Sanremo - Rallye d'Italia, 1999, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  20. 68º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 2000, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  21. 69º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 2001, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  22. 35º TAP Rallye de Portugal, 2001, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  23. 49º Safari Rally Kenya, 2001, Risto Mannisenmäki, Mitsubishi Lancer Evo 6
  24. 70º Rallye Automobile de Monte-Carlo, 2002, Kaj Lindström, Subaru Impreza WRC

Sem comentários: